Ela Centro de Medicina | Rua 6-A, 72 3º Andar - Setor Aeroporto Goiânia - GO. CEP 74075-220. AGENDAMENTOS: (62) 3093-9663 (62) 99838-0610

BLOG


Varizes também são um problema de saúde!

Dr. Alexandre Aurélio


Data: 02/07/2019


    Quando se fala em varizes, a aparência estética que elas causam é o primeiro ponto destacado pela maioria. Porém, além de serem veias tortuosas e dilatadas nos membros inferiores, as varizes também são um sinal de que algo no seu sistema venoso não vai bem e se, ao longo do tempo, não forem diagnosticadas e tratadas corretamente, certamente trarão complicações futuras.

    Primeiro é preciso entender que, as veias das pernas possuem “válvulas” para garantir que o sangue bombeado para essas regiões não volte para os pés, podendo assim retornar para o coração. Mas, se esses dispositivos se afrouxam, se enfraquecem e não funcionam mais corretamente, ocorre uma sobrecarga sanguínea no local, surgindo assim, os caminhos tortuosos e dilatados que conhecemos como varizes.

    São várias as razões para o aparecimento desse problema, o principal mais apontado pelos médicos e especialistas, é o fator genético, ou seja, parentes próximos com os mesmos problemas aumentam o risco de se portar a doença. Mas o estilo de vida que a pessoa leva também pode ser uma das causas. Pessoas que trabalham durante muito tempo na mesma posição, seja em pé ou sentado, sedentarismo e obesidade também desencadeiam o aparecimento das varizes. Estudos mostram que as varizes acometem praticamente metade da população e, devido a fatores hormonais, as mulheres são as principais atingidas por esse problema, pois estes hormônios deixam as paredes das veias mais flexíveis, aumentando o risco de dilatação. A gravidez também é um fator que influencia no aparecimento das veias varicosas.

   Mas, o que muitas pessoas não dão importância é para os problemas de saúde que as varizes acarretam. Muito mais que somente um incômodo estético, as veias dilatadas causam dor. Isso acontece devido à perda de capacidade de levar o sangue para o coração, o que gera também um aumento da quantidade de líquidos nas pernas, e ocasiona sensação de peso, dor, câimbras, formigamentos. Além das varizes que estamos acostumados a ver, existem varizes pélvicas (localizadas dentro da bacia, que podem gerar dor abdominal) e esofágicas (ocasionando sangramento intestinal e dor).

    É importante se atentar para os sintomas além da aparência, pois, quando não tratadas, as veias varicosas podem se transformar em úlceras varicosas, flebites e até serem as causas para o surgimento de doenças mais graves, como a embolia pulmonar e a TVP (Trombose Venosa Profunda). Os tratamentos variam desde o uso de meias de compressão, que auxiliam no alívio dos sintomas de dor; a escleroterapia, que além de melhorar a aparência, age significativamente na melhora das dores; o tratamento com laser transdérmico ; o tratamento com a espuma densa ; e a cirurgia, efetiva nas dores e com resultados estéticos excelentes.

    A melhor forma de evitar que as varizes o aparecimento das varizes e/ou os sintomas destas, é adotar um estilo de vida mais saudável. A prática de atividades físicas com frequência é de extrema importância, para quem trabalha sempre na mesma posição é indicada a movimentação dos membros pelo menos a cada 30 minutos, para aqueles que possuem predisposição genética, os exercícios focados na panturrilha, parte do corpo fundamental para o retorno do sangue ao coração, são essenciais. A mudança de hábitos buscando a saúde, é sempre o melhor caminho!


Fontes: https://www.einstein.br/noticias/noticia/nao-e-so-estetica

https://saude.abril.com.br/medicina/varizes-nao-devem-ser-so-uma-preocupacao-estetica/

https://www.revistaencontro.com.br/canal/saude/2019/02/as-varizes-nao-sao-apenas-uma-questao-estetica.html

https://www.hsjose.com.br/noticias/ver/varizes-nao-sao-apenas-preocupacoes-estetica-401



Copyright©2018 - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvimento: Agência Bem-te-vi