Ela Centro de Medicina | Rua 6-A, 72 3º Andar - Setor Aeroporto Goiânia - GO. CEP 74075-220. AGENDAMENTOS: (62) 3093-9663 (62) 99838-0610

BLOG


A IMPORTÂNCIA DO CHECK-UP ANUAL

Dr. Alexandre Aurélio


Data: 23/01/2020


    O mês de janeiro reserva o espírito de renovação de energias, estipulação de metas e objetivos, bem como traçar compromissos conosco e com as pessoas que amamos. Sabendo disso, a saúde é um elemento que não pode, em hipótese alguma, ficar de fora, independente da idade e gênero - porém, com foco especial para quem possui mais de 50 anos. Por isso, se tratando da saúde vascular, o check-up anual é de suma importância para examinar se tudo está em bom funcionamento e cuidar do que pode ser um problema no futuro.

    O primeiro passo é procurar um Angiologista e Cirurgião Vascular que assegure os devidos métodos para um check-up completo e eficiente. Assim, por meio de exames (realidade aumentada, doppler vascular, fotopletismografia, radiografias, angiotomografia, ecocardiograma, eletrocardiograma, etc) procura-se identificar a existência de varizes, edemas em membros inferiores, entre outros problemas. Exames laboratoriais (coagulograma, hemograma, glicemia de jejum, triglicerídeos, entre outros) também são pedidos pelo profissional.

    Nos exames, as doenças venosas são as mais comuns de serem encontradas, e as varizes são as que devem receber mais atenção. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, as varizes atingem cerca de 35,5% dos brasileiros, sendo mais comum em mulheres devido questões hormonais. A trombose venosa profunda, a doença arterial periférica e a insuficiência venosa crônica são apenas algumas da doenças que podem ser descobertas ou tratadas da forma correta, evitando possíveis edemas, dores nas pernas, úlceras varicosas e edema crônico.

    Vale dizer que o check-up também é importante para a descoberta de doenças silenciosas, aquelas que já estão instaladas no paciente, mas que só é descoberta após o exame certo. Acidentes Vasculares Cerebrais, os derrames, por exemplo, podem ser evitados, assim como os aneurismas de aorta, doenças vasculares de alto risco. Com o acompanhamento adequado, instruções para a rotina do paciente serão passadas, tratamentos eficazes e orientações médicas que devem ser seguidas para um estilo de vida saudável e a saúde vascular em dia.


Copyright©2018 - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvimento: Agência Bem-te-vi