Ela Centro de Medicina | Rua 6-A, 72 3º Andar - Setor Aeroporto Goiânia - GO. CEP 74075-220. AGENDAMENTOS: (62) 3093-9663 (62) 99838-0610

BLOG


Afinal, o que é Aterosclerose?

Dr. Alexandre Aurélio


Data: 12/09/2019


    A formação de placas de gordura na parede das artérias, dificultando a passagem do sangue e formando uma inflamação, é chamada de Aterosclerose. O acúmulo de gordura, cálcios e outros elementos na artéria têm seu início ainda na infância, com o passar dos anos os ateromas, como são conhecidas essas placas, podem se romper e causar oclusão completa, restringindo o fluxo sanguíneo na região afetada e aumentando o número de chances de um ataque cardíaco, derrame cerebral e outros acidentes vasculares.

    Geralmente as causas da Aterosclerose são as mesmas de qualquer outra doença vascular, apresentando alguns fatores de riscos como pressão alta, sedentarismo, diabetes, tabagismo, obesidade e colesterol alto, porém o histórico familiar pode, ainda que com menos chances, um fator de risco para se atentar.

    Por ser uma das enfermidades que causam mais morte em todo o mundo, devese vigiar de perto e perceber os sintomas, que geralmente só aparecem após o rompimento das placas de gordura, desde o início. Esses podem variar de acordo com a região do corpo afetada, por exemplo, nos membros inferiores ocorre dor para caminhas e feridas, já nas artérias carótidas o AVC (acidente vascular cerebral) infelizmente, pode ser o primeiro sintoma da obstrução. Em outros locais podem causar pressão alta, insuficiência renal, diarreia, náusea, perda de peso e tonturas.

    O diagnóstico, na maioria das vezes, é realizado em situações de emergência, porém o ideal é manter o check up vascular em dia e realizar exames periódicos. Os exames mais comuns após a identificação dos sintomas é o DUPLEX SCAN E A ANGIOTOMOGRAFIA.

    Como em qualquer doença vascular o melhor tratamento é a prevenção, com a adoção de bons hábitos alimentares, realizando acompanhamento com um médico especialista e praticando atividades físicas de forma regular. Quando já se sabe da doença é feito o tratamento através do controle das taxas de colesterol, pressão arterial e glicemia, em alguns casos são passados medicamentos para alívio dos sintomas e em outros é necessário realizar um procedimento cirúrgico por meio da angioplastia e a colocação do stent, um cilindro metálico que evita a obstrução da artéria.

    Ainda tem alguma dúvida sobre a Aterosclerose? Deixe nos comentários ou agende a sua consulta.


Copyright©2018 - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvimento: Agência Bem-te-vi