Ela Centro de Medicina | Rua 6-A, 72 3º Andar - Setor Aeroporto Goiânia - GO. CEP 74075-220. AGENDAMENTOS: (62) 3093-9663 (62) 99838-0610

BLOG


Claudicação Intermitente

Dr. Alexandre Aurélio


Data: 11/12/2019


    A dor nas pernas sempre é muito comentada quando o assunto é saúde vascular. Muitas vezes essas dores e/ou desconforto podem ser relacionadas à má circulação nas veias ou nas artérias, que é o caso do problema chamado claudicação intermitente.

    Trata-se de uma obstrução em algum ponto das artérias, onde a chegada de oxigênio é obstruída. Desta forma uma região das fibras musculares pode ficar sem a irrigação de sangue, fazendo com que toxinas sejam liberadas, causando desconforto e/ ou dores. É possível que o paciente sinta dores parecidas com câimbra, isto é causado por uma das substâncias que são libe- radas pela falta de irrigação arterial, chamada de ácido lático.

       A claudicação intermitente é desenvolvida ao caminhar e pode ser aliviada com o repouso, no entanto, é recomendado a visita ao mé- dico vascular para que a doença seja devidamente tratada, tendo em vista que o repouso apenas alivia e não cura. É uma doença obstrutiva crônica degenerativa e por isso está associada à idade, ou ao quadro de diabetes, hipertensão, dislipidemia e ao estilo de vida (especialmente aos fumantes). Está mais presente em homens sendo que o fator da hereditariedade é determinante.

       Por isto, é necessário fazer checkups considerando que é até possível identificar a doença mesmo sem a manifestação de dor. Os exames que são aplicados são índice perna braço, duplex scan e arteriografia .E então, é decidindo a partir disso se há necessidade de tratamento clínico (uso de medicamentos e mudanças no estilo de vida), ou se é necessário a intervenção por cirurgia endovascular.


Fontes:

Ricardo Gaspar Instituto Vascular http://www.vascular.med.br/claudicacao-intermitente/

Cochrane https://www.cochrane.org/pt/CD000990/exercicio-fisico-para-claudicacao-intermitente


Copyright©2018 - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvimento: Agência Bem-te-vi