Dr. Alexandre Aurélio
Data: 03/10/2019
O AVC (Acidente Vascular Cerebral) também conhecido como derrame ou isquemia cerebral é uma das enfermidades que mais causam mortes, internações e incapacitações em todo o mundo, principalmente entre homens ente 40 e 60 anos.
Ocorre quando falta sangue em uma área do cérebro, ou seja, quando os vasos sanguíneos, ou uma artéria, que transportam sangue ao cérebro se rompem ou são obstruídos, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação. Quanto mais rápido o diagnóstico e o tratamento realizado por um médico especialista, maiores são as chances de recuperação sem sequelas.
Por esse motivo é de extrema importância reconhecer os sintomas como fraqueza, adormecimento de apenas uma parte do corpo, dificuldade para enxergar, andar ou falar, perda da coordenação motora e perda da musculatura do rosto, de forma rápida, pois a falta do sangue na região cerebral pode levar a morte neuronal em poucas horas.
Os fatores de risco do AVC dependem muito do estilo de vida de cada pessoa, aqui iremos citar alguns dos principais:
1) Hipertensão Arterial: Conhecida popularmente como pressão alta. É o principal fator de risco, pois a hipertensão pode enrijecer as paredes das artérias provocando obstrução nos vasos sanguíneos. Pessoas com essa enfermidade apresentam 5 vezes mais chances de terem um acidente vascular cerebral.
2) Tabagismo: O cigarro é um vício que causa diversos danos, o fumo prejudica a camada interna dos vasos sanguíneos, além de estreitar os tubos sanguíneos facilitando a obstrução dos mesmos por placas de gordura.
3) Colesterol Alto: Um dos grandes vilões, pois aumenta os riscos do desenvolvimento de doenças cardíacas além de formar placas de gorduras nas artérias, podendo provocar o bloqueio do fluxo sanguíneo.
4) Obesidade: A obesidade, principalmente quando combinada com o sedentarismo, é um fator de risco para doenças cardiovasculares, diabetes e AVC.
5) Doenças Cardíacas: Doenças cardíacas geralmente facilitam a aparição de coágulos sanguíneos, que podem obstruir os vasos ou viajar até o cérebro provocando um AVC.
A prevenção sempre é o melhor tratamento, por isso cuidar da saúde e alimentação, realizar exames rotineiros e praticar exercícios são essenciais para evitar um Acidente Vascular Cerebral.
Fontes de pesquisa: Hospital Israelita Albert Einstein - https://www.einstein.br/doencassintomas/avc/avc-isquemico