Ela Centro de Medicina | Rua 6-A, 72 3º Andar - Setor Aeroporto Goiânia - GO. CEP 74075-220. AGENDAMENTOS: (62) 3093-9663 (62) 99838-0610

BLOG


Gestação Mais Saudável Com Acompanhamento Vascular

Dr. Alexandre Aurélio


Data: 05/05/2020


Um dos momentos mais especiais na vida da mulher é a gravidez, durante esse período a mente e o corpo da mulher passa por muitas mudanças, algumas bem desafiadoras. Nesse texto, quero falar diretamente com as mamães, que sempre buscam cuidar de si mesmas e do bebê que carregam em seu ventre.

Durante a gestação ocorrem várias mudanças hormonais e, o aumento do fluxo sanguíneo no organismo, o crescimento do útero sobre as veias pélvicas e a veia cava inferior (que gera pressão nas paredes dos vasos sanguíneos) e o aumento nos níveis de progesterona (que provoca o relaxamento das paredes dos vasos sanguíneos) favorecem o surgimento de alguns problemas circulatórios, principalmente nos membros inferiores, ou podem agravar problemas já existentes.

Um desses problemas são as varizes, que incomodam tanto no sentido estético quanto na saúde e bem-estar da grávida, sendo assim, a gestação deve ser um período de cuidados redobrados com a saúde vascular e o acompanhamento da gestação deve também ser realizado com um médico angiologista, além do obstetra, principalmente mulheres que possuem fatores de risco, como obesidade, diabetes, sedentarismo ou histórico familiar com problemas vasculares, pois as chances da formação das varizes ou outro problema vascular são ainda maiores nesse período.

O inchaço de membros inferiores é mais comum durante a gravidez, apesar disso, é importante estar atento e pedir orientação do seu médico angiologista, pois esse inchaço pode indicar que está ocorrendo muitas alterações na pressão arterial da gestante ou perdas de proteínas pela urina, sintomas que podem indicar uma pré-eclâmpsia (enfermidade que pode ocorrer durante a gestação e que provoca parto prematuro, trazendo riscos para a mãe e o bebê).

O melhor tipo de tratamento para as doenças vasculares durante a gravidez é a prevenção! E para quem não conseguir evitá-las, algumas medidas simples no dia a dia, ajudam a minimizar o problema e a controlar sua saúde vascular.

O controle do peso, alimentação saudável, os exercícios físicos regulares (com a supervisão de um especialista), mesmo que seja uma caminhada leve, fazer uso de meias elásticas, melhorar a circulação, diminuir possíveis inchaços, sempre quando chegar em casa, elevar as pernas, evitar ficar muito tempo sentada, em pé ou na mesma posição e deitar do lado esquerdo para evitar comprimir a veia do abdômen são algumas medidas que podem ser tomadas durante a gravidez.

Ao decorrer da gestação tratamentos vasculares que envolvam cirurgias, laser ou a escleroterapia, não são recomendados e somente devem ser consideradas após alguns meses do parto. Já alguns medicamentos, prescritos por especialistas, podem ser utilizados para aliviar dores a partir do terceiro mês de gestação, além de todas as medidas preventivas que podem ser colocadas em prática até mesmo antes da mulher engravidar.

Com o fim da gravidez, a maior parte das varizes regride, porém para aquelas que insistem em ficar o tratamento, indicado por um médico especialista, pode ser realizado tranquilamente. Vale ressaltar que as varizes podem retornar mesmo após o tratamento, seja por conta de genética ou outros fatores como obesidade, por esse motivo o acompanhamento periódico, mesmo após a gestação, é necessário para manter o controle sobre sua saúde vascular.


Fontes de pesquisa:

Instagram Dr. Alexandre Aurélio

Portal Bebê Abril

Blog Ricardo Brizzi


Copyright©2018 - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvimento: Agência Bem-te-vi