Dr. Alexandre Aurélio
Data: 06/12/2019
A avaliação e check-up regular com um angiologista são de extrema importância para a manutenção, prevenção e diagnóstico precoce de alguma enfermidade vascular. Porém, somente a avaliação clínica realizada não é suficiente, necessitando de alguns exames complementares para melhor observação e identificação.
Um desses exames é a fotoplestimografia, que devido a tecnologia, é realizada de forma rápida, não invasiva e indolor, auxiliando o médico a detectar problemas na bomba muscular e insuficiências venosas, além de coletar informações importantes como a quantidade de sangue que chega a um determinado membro. Sendo assim, podemos definir a fotoplestimografia como o exame que mede e registra as alterações de volume de uma parte do corpo, órgão ou membro.
Deve-se lembrar que este não é um exame de tratamento e sim de identificação e acompanhamento da saúde vascular do paciente, devendo ser realizado, após a avaliação clínica, quando identificado alguns dos sintomas como: dores, inchaço, sensação de peso ou cansaço nas pernas, quando o paciente possui histórico familiar de ocorrência de doenças venosas, gestantes, obesos e pacientes que já apresentaram casos de varizes.
O exame é realizado com a ajuda de um computador, através de um aparelho chamado fotopletismógrafo, que emite raios infravermelhos capazes de emitir reflexos nos glóbulos vermelhos presentes nas veias do paciente. A duração é de no máximo 10 minutos e não apresenta riscos. Após os resultados, cabe ao angiologista orientar a melhor forma de tratamento para cada caso.
Fontes:
Vascular Clínica ( https://vascularclinica.com.br/procedimentos/fotopletismografia/ )
Amato – Instituto de Medicina Avançado ( https://www.amato.com.br/tags/fotopletismografia )