Dr. Alexandre Aurélio
Data: 28/05/2019
Assim como apresentado no texto sobre o laser endovenoso já disponível no blog, muitas são as buscas por evoluções tecnológicas que facilitem o trabalho dos profissionais na área da medicina e que garantam menos transtorno para os pacientes. Os tratamentos com laser têm se tornado uma das alternativas mais procuradas em várias áreas, principalmente em se tratando do tratamento de varizes porque este método é bem menos agressivo que os outros existentes.
Diferentemente da cirurgia endolaser, com o laser transdérmico não há a necessidade de cortes ou mesmo da punção com a agulha, pois a aplicação é feita diretamente na pele. O laser aquece o sangue causando a contração da veia e, consequentemente, a oclusão do vaso. Esse tratamento é indicado apenas para telangiectasias e veias de pequeno calibre, sendo muito utilizado para tratar pequenos vasinhos que aparecem na face.
Outras vantagens são o fato de ser desprovido de reações alérgicas, pois não há a injeção de medicamentos, possui menor incidência de inflamação cutânea e causa menos risco de manchas na pele. As desvantagens são apenas que se deve evitar a exposição ao sol durante o tratamento, pois a pele fica fotossensibilizada e algumas pessoas podem sentir certo desconforto durante as aplicações.
As contraindicações se direcionam apenas para pessoas que possuem algumas doenças na pele, como o vitiligo e para aquelas que usam medicamentos fotossensibilizantes (como a isotretinoína), devendo então procurar outros métodos de tratamento para as varizes. Pessoas de pele mais escura podem realizar o tratamento, mas precisam ter cuidado, pois peles com mais melanina absorvem mais o laser, portanto, a intensidade da luz deve ser diminuída durante as aplicações a fim de evitar queimaduras.
É importante ressaltar que tais tratamentos devem ser feitos apenas sob diagnóstico e indicação de um médico angiologista e apenas realizados por profissionais especializados na área. Apenas eles têm o conhecimento necessário sobre a fisiopatologia das doenças venosas, sobre o funcionamento do laser e sobre as reações biológicas causadas. Escolher um cirurgião vascular habilitado é imprescindível para o cuidado e segurança com a própria saúde.
Ficou alguma dúvida ou quer saber mais sobre o assunto? Siga nossas páginas nas redes sociais ou entre em contato conosco!
Fonte de pesquisa: LASER transdérmico para tratamento de varizes. Vascular Clínica. Disponível em: https://vascularclinica.com.br/procedimentos/laser-transdermico-para-%20tratamento-de-varizes/
PRÓS e contras dos tratamentos a laser para varizes. Terra, 2017. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/dino/pros-e-contras-dos-tratamentos-a-laser-para-varizes,ef8ecb5b388fa690a52d72fac2653a4ca1avotww.html
TAKAYANAGI, Miriam. Varizes Laser transdérmico no tratamento. Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular Regional Bahia. Disponível em: http://sbacvba.com.br/perguntas/varizes-laser-transdermico-no-tratamento/