Ela Centro de Medicina | Rua 6-A, 72 3º Andar - Setor Aeroporto Goiânia - GO. CEP 74075-220. AGENDAMENTOS: (62) 3093-9663 (62) 99838-0610

BLOG


Trombose Venosa Profunda - Sintomas, riscos e tratamentos

Dr. Alexandre Aurélio


Data: 24/02/2020


    Embora a coagulação seja um mecanismo fisiológico normal do corpo humano, a formação de coágulos sanguíneos nos locais e nos momentos inadequados oferecem risco à saúde, principalmente quando se trata da Trombose Venosa Profunda (TVP). Quando a formação de trombos, todavia, no interior dos vasos sanguíneos se dá de forma patológica, ou seja, sem que o corpo tenha intervindo - como num corte, onde um pequeno coágulo é formado para evitar mais sangramento -, ocorre a TVP.

    Sabendo que a Trombose Venosa Profunda acomete cerca de 0,6 a cada 1.000 brasileiros por ano, segundo estudo feito em Botucatu (SP), a gravidade da doença se justifica pelo agravamento de casos de internação ou cirurgia, por causar a morte ou deixar sequelas que impedem o bom funcionamento do cotidiano. Sintomas comuns são dores na panturrilha, vermelhidão e inchaço, bem como a sensação de peso nas pernas, o que piora ao ficar de pé. Em casos graves, os trombos vão parar nas artérias pulmonares, entupindo-as, causando a embolia pulmonar.

    O diagnóstico de Trombose Venosa Profunda é feito conforme os sintomas apresentados pelo paciente, por um médico especializado. Um exame de imagem, como o ultrassom chamado EcoDoppler, pode ser pedido, assim como exames de sangue. Alguns grupos de pessoas apresentam fatores de risco para o desenvolvimento da Trombose Venosa Profunda, como: obesos, fumantes, presença de varizes, tumores malignos, a fase final da gestação e o pós-parto, idade avançada, entre outros.

    De início, algumas atividade simples podem ser feitas para evitar o desenvolvimento da TVP: atividades físicas, manter o peso dentro dos limites saudáveis para idade e corpo e não fumar. Para o tratamento da Trombose Venosa Profunda, há a opção mais comum, o uso de medicamentos anticoagulantes, embora tal opção trabalhe a desobstrução de forma mais lenta. Um cirurgião vascular, no entanto, pode recomendar a colocação de cateter no local da trombose, injetando medicamentos fibrinolíticos. De todo modo, a avaliação médica é necessária para a indicação do melhor tratamento.


Fontes de pesquisa:

Instituto da Circulação - Trombose Venosa Profunda

Instituto da Circulação - Opções no Tratamento de TVP


Copyright©2018 - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvimento: Agência Bem-te-vi