Ela Centro de Medicina | Rua 6-A, 72 3º Andar - Setor Aeroporto Goiânia - GO. CEP 74075-220. AGENDAMENTOS: (62) 3093-9663 (62) 99838-0610

BLOG


VERÃO: CUIDADOS E DICAS PARA AS GRÁVIDAS

Dr. Alexandre Aurélio


Data: 15/01/2020


    Todo início do ano é marcado pela chegada do verão, estação do ano preferida por muitos, mas que, em contrapartida, pode ser uma verdadeira tormenta para alguns grupos de pessoas. As grávidas, em especial, estão entre eles e quanto mais semanas de gestação, mais são as queixas. Acontece que a época do ano, por ser quente, dilata os vasos sanguíneos e, consequentemente, provoca o inchaço, em especial na área mais propensa à varizes: as pernas. Além disso, as alterações cardiocirculatórias, mais rápidas, se contrastam com as mudanças gastrointestinais, que ficam mais lentas. Assim, calor e hormônios tornam mal-estar e tonturas mais comuns.

    O útero, no sétimo mês de gestação, sobretudo, ganha ainda mais volume, passando a comprimir a veia cava. Tal veia, localizada à direita, na barriga, é responsável por levar sangue do abdômen e dos membros inferiores ao coração. Dessa forma, recomenda-se, de início, deitar-se do lado contrário a ela, liberando o fluxo sanguíneo tanto para as pernas quanto para a placenta. Alguns aspectos naturais da gravidez, no entanto, colaboram para tornar a situação menos favorável: com os hormônios em alta, há a dilatação dos vasos sanguíneos devido a progesterona, acarretando o fluxo lento e, consequentemente, o inchaço. O aumento de peso, outro fator inevitável da gravidez, piora a conjuntura, bem como a diminuição das atividades físicas.

    Algumas dicas básicas podem atenuar os problemas circulatórios comuns nesta fase, ajudados pelo devido acompanhamento de um angiologista. Meias de compressão são aliadas quando o assunto é diminuir o volume das pernas e dos pés - o indicado é começar a usá-la no início do dia e tirá-la na hora de dormir. Outra dica é, três vezes ao dia, a gestante se deitar e manter as pernas levantadas acima da altura do coração, de 10 a 15 minutos, pois auxilia no retorno venoso.

    Outras recomendações necessitam do dobro da atenção para as gestantes: o aumento de peso não pode ser anormal para o período de 9 meses, portanto, fique de olho. Manter-se hidratada é essencial para aguentar os dias de calor, bem como evitar alimentos ricos em sódio. As atividades físicas, caso não houver contraindicações de seu obstetra, também devem fazer parte da rotina. É indicado, também em alguns casos, a drenagem linfática manual a fim de aliviar o inchaço e a retenção de líquido.

Fonte de pesquisa: Matéria publicada no portal do jornal Hoje Em Dia


Copyright©2018 - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvimento: Agência Bem-te-vi