Dr. Alexandre Aurélio
Data: 07/10/2019
As pessoas com diabetes não controlado podem desenvolver uma complicação chamada pé diabético, que consiste em várias alterações nos pés, como infecções, problemas circulatórios e úlceras. Esse problema ocorre quando os níveis de glicemia não estão sendo controlados na maneira correta e se não tratado o é diabético pode levar à amputação do membro.
Os principais fatores de risco dessa enfermidade são: a diabetes, principalmente quando não controlada, com níveis de glicose elevados. A falta de cuidado com os pés para que não tenha nenhum ferimento. Entre esses as condições de polineuropatia periférica (PND), trauma, Doença arterial periférica (DAP) e histórico de úlcera ou histórico de amputação também são colocados como fatores de risco.
Os principais sintomas do pé diabético é o formigamento, sensação de queimação na região, mudanças na coloração, feridas e inchaço. Por diminuir a sensibilidade, algumas lesões são indolores e o paciente que apresenta pé diabético muitas vezes não percebe, deixando que vire ferida e infeccione.
O tratamento correto somente deve ser realizado com um médico especialista, sendo cada caso único. Algumas das medidas de prevenção que podem ser tomadas são: controlar os níveis de açúcar consumidos, examinar os pés diariamente, praticar atividades físicas regulares, manter a boa higiene dos pés e realizar o check-up vascular.
Fontes de pesquisa: Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde - http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2210-pe-diabetico Portal Minha Vida - https://www.minhavida.com.br/saude/temas/pe-diabetico